Antônio Prado – arquitetura e história

Entre em contato

.

Quem quiser conchecer algumas das belezas da Serra gaúcha, não pode excluir de seu roteiro cidades como Nova Petrópilis, Gramado e Canela. Mas não são essas as únicas ou mais belas opções. Ao lado da temperatura agradável e da natureza exuberante,  o turista encontra  cidades coloniais que buscam preservar suas raízes e sua história, a exemplo de Antônio Prado, pequena cidade de colonização italiana, sexta colônia imperial, fundada em 1886.

O censo IBGE de 2010 aponta uma população de 12.833 habitantes. A data oficial de fundação da cidade é 1899. Ela situa-se a 181km de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a uma altitude de  658 m.

A cidade ostenta um conjunto arquitetônico e urbanístico de 48 exemplares,  tombado pelo IPHAN. São, na maioria, grandes casarões de alvenaria e madeira, ornamentados com lambrequins (elementos decorativos de madeira).

O Centro Histórico da cidade foi tombado pelo patrimônio nacional em 1990. A cidade é conhecida, também, como cenário do filme  brasileiro “O Quatrilho”, lançado em 1995 e indicado ao Oscar. Dirigido por Fábio Barreto, o filme é baseado no livro homônimo “O Quatrilho”, de José Clemente Pozenato.